• <p>GT Platão e Platonismo</p>

Histórico

Conheça um pouco mais sobre a história da SBP

Em Maio de 1997, o Prof. Thomas Robinson, da Universidade de Toronto, esteve na UNICAMP, a convite do Centro do Pensamento Antigo (CPA), proferindo palestra sobre o diálogo Parmênides. Nesta ocasião, o prof. Alcides Hector Benoit levantou a idéia de uma Sociedade Brasileira de Platonistas, nos moldes da IPS, o que foi visto com simpatia pelo professor Canadense. O Prof. Hector Benoit passou, então, a defender esta idéia de estreitamento das relações com a IPS através do próprio CPA, mas tendo em vista a fundação da Sociedade Brasileira de Platonistas (SBP). Na VIII Anpof, em Caxambu-MG, 1998, ampliaram-se os contatos entre os platonistas, docentes e discentes, fortalecendo a idéia de uma associação de dimensão nacional. Em dezembro de 1998 o Prof. Samuel Scolnicov, da  The Hebrew University of Jerusalem, depois de vir até à Unicamp, divulga boletim informativo da IPS em que ressalta os contatos com o Brasil e a intenção de fundação da SPB. Finalmente, em 06 de outubro de 1999, durante o Simpósio Nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), em Araraquara – São Paulo, ocorreu uma reunião coordenada pelo Prof. Hector Benoit, que foi o marco fundador da SBP, elegendo sua primeira diretoria provisória formada pelos sócios fundadores, que foi confirmada em 2000 na Assembléia Geral que ocorreu na ANPOF em Poços de Caldas: Prof. Dr. Hector Benoit (Unicamp) – presidente, Profa. Dra. Maura Iglesias (PUC-RJ) vice-presidente, Prof. Gérson Pereira Filho (PUC-MG) – tesoureiro, Prof. Dr. Jaa Torrano (USP) – secretário, Prof. Dr. Fernando Muniz (UFF) – Relações Internacionais e Prof. Sergio Sardi (PUC-RS) – 2o secretário.

Essa diretoria assumiu o compromisso, entre outros, de organizar o primeiro congresso da SBP, que se realizou durante o IX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, em Poços de Caldas, de 03 a 08 de outubro de 2000.

O congresso da SBP ocorrido durante esse encontro da ANPOF se constituiu como um Grupo de Trabalho extra-oficial, que reuniu as comunicações dos platonistas, publicadas em número especial do Boletim do CPA (UNICAMP) como Atas das comunicações do Grupo de Trabalho “Platão e platonismo” apresentadas no IX Encontro Nacional de Filosofia (ANPOF). CPA, UNICAMP, Campinas, 2000.

Por serem os encontros bienais da ANPOF uma ocasião especialmente favorável à reunião de pesquisadores de todo o país, foi solicitado e já foi concedido a partir do encontro de 2002, o reconhecimento oficial do Grupo de Trabalho Platão e Platonismo, dentro do qual poderão ser apresentadas as comunicações dos membros da SBP nos encontros da ANPOF.

One Response to Histórico

Leave a Reply