a)    I Seminário Internacional Archai: As origens do pensamento ocidental, realizado na UNIMEP, em Piracicaba, de 18 a 20 de novembro de 2002.   O objetivo principal do Seminário Internacional Archai foi o de reunir pesquisadores das áreas de história da filosofia antiga e de história antiga para entrarem em diálogo com a perspectiva de estudos das origens do pensamento ocidental que o Grupo Archai está desenvolvendo. O evento, que contou com a palestra de abertura do Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), Fábio Vergara Cerqueira (UFPel), e viu a presença de importantes pesquisadores nas áreas de história e filosofia antigas, quais: Rachel Gazolla (PUC-SP); JAA Torrano (USP), João Quartim de Moraes, Pedro Paulo Funari, Hector Benoit (UNICAMP), Kátia Pozzer (ULBRA), além de mais de 20 comunicações de jovens pesquisadores. A Comissão Científica do seminário foi formada pelos seguintes professores doutores: Mario Vegetti (UNIPV), Ciro Flammarion Cardoso (UFF), Hector Benoit (UNICAMP), Roberto Bolzani (USP), Neyde Theml (UFRJ), André L. Chevitarese (UFRJ), Maria Regina Candido (UERJ), Gabriele Cornelli (UNIMEP/UMESP). O Seminário contou também com o apóio do CNPq, da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), do CPA-UNICAMP, do LHIA-UFRJ e do NEA-UERJ.

    b)    II Seminário Internacional Archai: Encontro de saberes às origens do pensamento ocidental, realizado na UMESP, em São Bernardo do Campo, entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2004. O evento contou com a participação de 2 convidados internacionais e mais 21 pesquisadores de renome nacional nas áreas de filosofia, história, letras e ciências da religião do mundo antigo. Com mais de 130 inscritos e 32 comunicações livres, o Seminário Internacional Archai entrou definitivamente na agenda dos Estudos Clássicos nacional. O seminário recebeu do histórico da pesquisa do Grupo Archai e de sua abordagem metodológica multidisciplinar o objetivo de debater o tema Diálogos Antigos: encontro de saberes nas origens do pensamento ocidental. Os palestrantes convidados foram: Livio Rossetti (Universitá degli Studi di Perugia), Vishwa Adluri (New York University), Fernando Rey Puente (UFMG), André Leonardo Chevitarese (UFRJ), Edivaldo Bortoletto (UNIMEP), Floriano Jonas César (USJT), Gabriele Cornelli (UNIMEP/UMESP), Hector Alcides Benoit (UNICAMP), Jaa Torrano (USP), João Batista Toledo Prado (UNESP- Araraquara), Lelita Benoit (UMESP), Lia Vera Tomás (UNESP-IA), Luiz Paulo Rouanet (PUC-Campinas), Marcelo Carvalho (UMESP), Maria Regina Candido (UERJ), Mariana Brohens (UNESP- Marília), Oswaldo Giacóia (UNICAMP), Paulo A. De Souza Nogueira (UMESP), Paulo Roberto Garcia (UMESP), Pedro Paulo Funari (UNICAMP), Rachel Gazolla de Andrade (PUC-SP), Renata Senna Garraffoni (UFSC), Rui de Souza Josgrilberg (UMESP), Walter Omar Kohan (UERJ).  A palestra principal foi a do Prof. Livio Rossetti, intitulada “Filosofia entregue aos tratados, e filosofia entregue ao diálogos”.

    c)    O III Seminário Internacional Archai: Morte e vida às origens do pensamento ocidental, aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2005 na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ. O Seminário ficou sob a Coordenação do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA, na pessoa da Prof. Dra. Maria Regina Candido. Contou com a participação de dois convidados internacionais e mais quinze pesquisadores de renome nacional nas áreas de filosofia, história, letras e ciências da religião do mundo antigo. Com mais de 100 inscritos e 27 comunicações livres. Com o tema Morte e Vida às Origens do Pensamento Antigo o Grupo Archai quis enfocar um aspecto fundamental de interconexão entre as diferentes disciplinas que compõem o espectro dos estudos clássicos: aquele de práticas e saberes que transitam às margens da ideologia políades oficial e que carregam uma concepção do mundo que, em questões fundamentais como as antropológicas e as escatológicas, revelam sua profunda novidade e seu íntimo diálogo com as elaborações filosóficas clássicas.  Os palestrantes convidados foram: Aikaterini Lefka (Université de Liège – Bélgica), Vishwa Adluri (Saint Peter College – New York, EUA), André Leonardo Chevitarese (UFRJ), Fabio Lessa (UFRJ), Fernando Santoro (UFRJ), Fernando Muniz (UFF), Gabriele Cornelli (UNIMEP/UMESP), Ivair Coelho Lisboa (UERJ), Maria Regina Candido (UERJ), Marilena Ramos Barbosa (UERJ), Marcelo Carvalho (UMESP), Marta Mega de Andrade (UFRJ), Miriam Campolina Diniz Peixoto (UFMG), Paulo Nogueira (UMESP), Pedro Paulo de Abreu Funari (UNICAMP), Rodrigo Batagello (UNIMEP), Regina Maria C. Bustamante (UFRJ).

    d)    O IV Seminário Internacional Archai: Saúde do homem e da cidade na Antiguidade Greco-romana aconteceu de 28 de maio e 01 de Junho de 2007 no Parque Estadual do Caraça, MG. Resultado de uma colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB, e o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ, o seminário, coordenado pela Profa. Miriam Campolina Peixoto (Filosofia-UFMG), vice-coordenadora do Grupo Archai, examinou os textos das diferentes tradições literárias da Antigüidade greco-romana, e permitiu constatar a importância que a reflexão sobre a saúde teve entre os antigos e sua fortuna nos mais diferentes âmbitos de investigação e pensamento: da cosmologia à antropologia, da física à ética, da medicina à política, na arte retórica e na poética. O tema da saúde do cosmo, do homem e da cidade constituiu, assim, um tópos da literatura clássica, expressão de um princípio capaz de assegurar sua continuidade no tempo e sua estabilidade no espaço.  O seminário contou com os seguintes participantes: Philip J. Van Der Eijk, University of Newcastle, England; Anne-France Morand, University of Victoria, Canadá; Catherine Darbo-Peschanski, CNRS, França; Marie Humeau, Université Paris 10 – Nanterre, França; Marie Humeau, Université Paris 10 – Nanterre, França; Miriam Campolina Diniz Peixoto, UFMG; Maria Cecília M. Nogueira Coelho, USP; Maria Aparecida de Paiva Montenegro, UFCE; Edrisi Fernandes, UFRN; Jean-Damien Sondag, Université de Paris XII – Val de Marne, França; Anastácio Borges de Araújo Jr, UFRN; Marcelo Pimenta Marques, UFMG; George Matias de Almeida Junior, UFMG; Henrique Cairus, UFRJ; Jacyntho Lins Brandão, UFMG; Teodoro R. Assunção, UFMG; Gabriele Cornelli, UnB; Fernando Rey Puente, UFMG; Markus Figueira, UFRN; Wilson A. Ribeiro Jr., USP.

    27th novembro 2014 Eventos

    Leave a Reply